A Casa das Histórias de Salvador apresenta uma linguagem própria ao convidar soteropolitanos e turistas para conhecer a memória da cidade de um jeito novo. É uma oportunidade única para conhecer episódios até então pouco visíveis, estimular o pensamento inclusivo e criar narrativas próprias.
Na Casa das Histórias de Salvador se conjugam os verbos interpretar e participar. Por meio de reproduções, conteúdos digitais e/ou linguagens interativas é ofertado um conteúdo que busca estimular a interação com o visitante.
O edifício da Rua da Bélgica, Nº 2, no bairro do Comércio, em Salvador, abriga o equipamento, que passa a ser um espaço de educação, de pluralidade, de inclusão, de novos olhares, de saberes e de reflexão no qual tempo e memória se fundem, ora pela história, ora pelas dinâmicas que constroem diariamente a cidade.
Em nossa Casa, o visitante viverá uma experiência pioneira de interagir com acontecimentos, lugares e gente. E mais: poderá conhecer histórias que seguem transformando, ao longo de quase cinco séculos, os diversos povos que deram origem à primeira capital do Brasil. Além disso, a Casa das Histórias joga luz sobre Salvador ao reforçá-la como um dos principais centros urbanos, paisagísticos, arquitetônicos e culturais do país, valorizando seu patrimônio e estimulando ainda mais seu potencial turístico.
A Casa das Histórias de Salvador foi concebida como Centro de Interpretação do Patrimônio. Através de reproduções, conteúdos digitais e/ou linguagens interativas e tecnológicas, os conteúdos colaboram para o cumprimento da missão de estimular a reflexão e participação do visitante para que este faça suas próprias conexões e interpretações sobre cada tema apresentado. A proposta dessa experiência imersiva inédita, sensível e poética é provocar os sentidos do visitante e convidá-lo a olhar a cidade de um jeito novo e particular.
A Casa das Histórias de Salvador é um espaço onde a cidade se vê, se reencontra, se encanta e se questiona. E, quando falamos em encontros, este Centro de Interpretação do Patrimônio contempla a diversidade de forma mais ampla. Por isso, foi concebido com um projeto consistente de acessibilidade, que permite o encontro sensível entre pessoas, as exposições e suas diferentes linguagens.
Mais do que permitir o acesso das pessoas com deficiência, as iniciativas de acessibilidade da nossa casa visam promover uma rica experiência estética por meio de vivências multissensoriais durante a visitação nos espaços, através de diversas ações:
Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Salvador – BA | CEP: 40010-030
Horário de funcionamento:
de terça a sabádo, das 10h às 18h (entrada até 17h). Domingos e feriados, das 10h às 17h (entrada até 16h)